Discursos de Formatura

 

 

 

Estes são discursos de formatura proferidos por diversas pessoas em diversas ocasiões.
Aproveite as idéias e crie um discurso que se encaixe no contexto de sua formatura!

Discurso de Direito



 

 

Doutores, ilustríssimos, digníssimos, excelentíssimos, meritíssimos - são vocês colegas. É assim, que seremos chamados agora, colegas bacharéis.
É assim que seremos conhecidos a partir de hoje. Seremos reconhecidos.
Éramos um número quando passamos no vestibular. Uma "figura" de camiseta, tênis, pasta de calouro. Que lembrança mais feliz!
Foi assim que aprendemos nossas primeiras obrigações, nossos direitos subjetivos, decoramos princípios, e como estudamos a tal ação humana típica ilícita e culpável... Usamos todos os nossos recursos na nossa melhor formação.
Que o purismo, o formalismo exagerado, o contorcionismo intelectual feito para justificar que uns nascem mais iguais que outros, que a gravata, o tailler, não nos transforme de novo em um número: o número da ordem que dá direito a usar anel de rubi, toga e a pendurar o diploma na parede.
Uma folha, um atestado de sabedoria - o diploma que recebemos hoje, deve valer mais ou menos 5 mil páginas.
Foram os cinco anos em que, com certeza, lemos o maior número de livros até hoje.
Os colegas podem me corrigir, contei, uns 57 livros. Lemos todos, inteiros. Bem, quase.
Dormimos com eles, passamos a conhecê-los tão bem que os tratamos como amigos. Ah! o que o Sílvio acha disso?, o Orlando diz que não. Ah, o Tourinho é mais simples, né? Doutrinados que têm idade para ser nossos avós - bom se fossem - chamamos pelo primeiro nome. Somos colegas deles agora, bacharéis.
Pesados volumes, páginas sublinhadas, dobradas, anotadas, na estante do nosso conhecimento. Provado em 144 avaliações, sem conta as finais e dependências. E sem contar também o número de xerox das aulas perdidas, dormidas, só eu tenho 673 folhas de caderno, 1.346 páginas escritas a mão.
Tempo perdido? Absolutamente. Foram 3.570 aulas para decifrar o código jurídico. Principalmente 8 Códigos e uma respeitável Constituição.
Exatos 6.484 artigos. Estudamos um por um. Ninguém duvide que muitos destes, sabemos de cor.
Destaco um: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade". Seguem mais 77 incisos... Vou poupá-los. É o artigo quinto da Constituição Federal.
Constituição que completa dez anos em 1998. Uma carta emendada, ainda nem toda regulamentada. Uma carta soberana, onde vamos buscar e proteger os direitos e garantias dos cidadãos brasileiros.
E logo estão vindo reformas constitucionais, nova ordem administrativa, previdenciária. Nova lei eleitoral. 1998 é ano de eleições gerais para Governador, Senador, Presidente da República. Bom ano para começar a trabalhar, não é?
Seremos nós que vamos processar, pedir, reclamar, contestar, defender, acusar, julgar.
É isto que queremos, e para chegarmos aqui, nossos pais, namorados, esposas, maridos, filhos de alguns formandos, abriram mão de parte de nossa companhia. Agora, estão com razão, orgulhosos, e nós, honrados...
É com imensa honra, e mais, com muita responsabilidade que recebemos nosso diploma. Tanto lutamos para nos formar, agora quem vai nos cobrar é o mundo. Toda a sociedade nos chamará de doutores, esperando de nós uma resposta.
Seremos chamados de doutores por aquele que passa pelo maior problema da sua vida.
Vamos ser os procuradores de quem foi enganado.
Quem vai nos olhar e pedir ajuda é a vítima de um crime.
Vamos socorrer quem quer que esteja sentindo o mundo inteiro e acusando...
Nessa hora, nós é que seremos chamados, porque temos o direito de operar, com exclusividade, o mecanismo da justiça no Brasil. O advogado não é apenas essencial à administração do poder judiciário, ele é imprescindível na construção da cidadania - porque só é cidadão quem pode exercer todos os seus direitos civis, políticos e sociais.
Não apenas conquistamos um direito, temos o dever de exercê-lo. Estamos preparados para isto. Mas jamais nos esqueçamos de buscar inspiração em Deus. Só há justiça onde Deus está presente. Ele nos fez sábios de coração e prudente no agir.
Olhando um pouco para trás, quanto coisa mudou em cinco anos de estudo. Só não mudaram nossos desejos. Entramos na faculdade de Direito com o sonho de fazer justiça, saímos, agora, com o poder e o dever de realizá-la.

(Autor Desconhecido)


Veja também:
Discurso Curso de Ciências Contábeis – Proferido pelo orador Cássio Marques da Silva
Discurso de Zootecnia 2
Discurso de Pedagogia
Discurso de Enfermagem Obstetrícia
Discurso de Formatura (Longo)
Discurso de Formatura (proferido por formando)
Discurso de Engenharia Química.
Discurso de Administração 3
Discurso de Zootecnia
Discurso de Administração 2
Discurso de Administração
Discurso de Medicina 2
Discurso de Enfermagem
Discurso de Medicina
Discurso de Direito
Discurso de Tecnologia da Informação
Prof. Gilberto Takashi Suzuki
Discurso do Orador Secretário João Alfredo dos Anjos
Discurso Paraninfas Professoras Mariza Veloso e Maria Angélica Madeira
Discurso da Oradora, Secretária Andréa Watson
Discurso do Paraninfo Conselheiro Gerson Pires
Discurso do Senhor Embaixador Luiz Felipe Lampreia
Discurso de Fernando Henrique



 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape