Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Comunidade acadêmica se mobiliza para assistir à apresentação da reforma universitária

27/05/2005 

Universidades, estudantes e professores se mobilizam em todo o país para assistir, em tempo real, ao lançamento da nova versão do anteprojeto da reforma universitária, que ocorrerá na próxima segunda-feira, 30, às 11h, em Brasília.

A conferência será realizada pelo ministro da Educação, Tarso Genro, e pelos secretários executivo do MEC, Fernando Haddad; de Educação Superior, Nelson Maculan; e de Educação a Distância, Ronaldo Mota, todos integrantes da comissão executiva da reforma universitária. O programa será transmitido ao vivo, pela Radiobrás, com a apresentação do jornalista Florestan Fernandes Jr.

O novo texto do anteprojeto destaca três eixos importantes, como o financiamento das instituições federais de ensino, a qualidade e a ampliação de vagas. Segundo o ministro, a proposta da lei de educação superior é fruto do mais intenso e sistematizado debate ocorrido no país sobre o tema e compreende o universo da educação como um bem público que atende a sua função social por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Milhares de universitários de todo o país acompanharão a transmissão do programa por meio de telões que serão colocados à disposição dos alunos em locais estratégicos nas cidades. É o caso da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que irá transmitir o programa no plenário da casa, sob a coordenação da vereadora Manuela D’Avila (PC do B).

A Universidade de Caxias do Sul (RS) está espalhando telões para que alunos, professores e funcionários possam assistir ao anúncio do ministro ao vivo. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também se mobiliza e vai colocar o áudio da conferência na rádio (freqüência interna) da universidade, que pode ser acessada pela página eletrônica.

Sugestões - Além do canal de TV Radiobrás, os alunos poderão acompanhar a transmissão do novo texto da reforma universitária pela página eletrônica e Canal Futura. Os telespectadores e internautas podem participar enviando questões para o endereço eletrônico reformauniversitaria@mec.gov.br e  para o fax (61) 2104-9277.

A TV NBr distribui sinal aberto por meio do satélite analógico Brasilsat 1 - B1. Para acompanhar a videoconferência é preciso sintonizar a antena parabólica no Transponder 8B, freqüência Banda C 4.030,00 MHz e Banda L 1.120 MHz. Os usuários de TV a cabo poderão assistir a transmissão em 17 cidades de todo o país.

Repórteres:Sandro Santos e Heloisa Cristaldo

Cidades  - Canal
Anápolis - GO 12
Belo Horizonte - MG 3
Blumenau – SC 19
Brasília – DF 13
Campinas – SP 6
Campo Grande - MS 9
Florianópolis - SC 19
Goiânia – GO 10
Indaiatuba - SP 6
Porto Alegre - RS 15
Ribeirão Preto - SP 7
Rio de Janeiro - RJ 5
Santos – SP 14
São José do Rio Preto – SP 7
São Paulo – SP 14

Cidades que recebem o sinal de emissoras conveniadas:

Cidades Canal
Porto Alegre - RS 15
Parnaíba – PI 4

Também pode sintonizar a TV NBR qualquer pessoa ou instituição que disponha de antena parabólica com suporte para captar sinal digital, conforme as características técnicas:

Apontar a antena para o satélite Brasilsat 2 - B2
- Posição Orbital 65ºW
- Transponder 04B
- Polarização Vertical
Freqüência de Descida: 
- Banda C 3.875 MHz
- Banda L 1.275 MHz
- Symbol Rate 04,6875
- FEC 3/4 (três quartos)
- PID Vídeo 0308 Decimal
- PID Áudio 0256 Decimal
- PID PCR 8190 Decimal

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape