Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Expansão universitária chega a Pernambuco

24/10/2005 

O projeto de expansão das instituições federais de ensino superior, realizado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, está chegando a Pernambuco. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) está elaborando o projeto de construção do campus de Serra Talhada, que deve começar a funcionar em 2006. A sede provisória do campus de Garanhuns, ligado à UFRPE, foi inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Fernando Haddad, em 5 de agosto.

“A expansão das Ifes é uma política necessária, pois dará oportunidade a muitas pessoas de terem acesso à educação superior”, diz o vice-reitor da UFRPE, Reginaldo Barros. Em Garanhuns, seis mil alunos concluem o ensino médio a cada ano, nas escolas públicas. São estudantes que, na maioria, não teriam chance de ir para Recife ou grandes centros fazer faculdade, agora, podem continuar os estudos na própria cidade. São oferecidas 240 vagas anuais, gratuitamente, por meio de vestibular. Quando concluída a instalação, o campus atenderá dois mil alunos, de manhã e à noite.

No campus de Garanhuns são oferecidos cursos de graduação em zootecnia, agronomia, medicina veterinária e normal superior. Já houve vestibular este ano e 40 professores foram contratados. O campus funciona no centro de treinamento para atividades de extensão e sua sede definitiva será construída em breve. Em Serra Talhada há um centro de treinamento semelhante que abrigará o novo campus, que terá cursos de graduação em agronomia, engenharia de pesca, bacharelado em ciências biológicas, licenciatura plena em computação, química e ciências econômicas, com ênfase em economia rural. Cada curso terá 60 vagas. Serão mais 360 vagas.

Hoje, a UFRPE tem oito mil alunos e 400 professores. A universidade entrou para a rede federal de ensino em 1957. Ainda em Pernambuco, o MEC está criando os campi do Agreste, em Caruaru, e o de Vitória de Santo Antão, ligados à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Expansão – Desde 2004, o governo federal voltou a investir na expansão de vagas públicas e gratuitas, com criação de universidades e extensões, levando o ensino superior para regiões do interior. Nessa política, que faz parte do anteprojeto da reforma universitária, estão sendo criadas nove universidades federais – do ABC (SP), Grande Dourados (MS), Recôncavo Baiano (BA), Triângulo Minério (MG), Semi-Árido (RN), Alfenas (MG), Vales do Jequitinhonha e Mucuri (MG), Tecnológica do Paraná (PR), e Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS) – e implantando ou consolidando 36 campi. Mais informações, no MEC, pelos telefones (61) 2104-8680 ou (81) 3320-6000 e 3320-6001 (UFRPE).

Repórter: Susan Faria

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape