Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Projeto de expansão das Ifes chega a Porto Alegre

11/11/2005 

Com 44 anos de existência, a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA) está sendo transformada em universidade federal. A medida vai repercutir em aumento de vagas, novos cursos de graduação, contratação de professores e em benefícios para a população. A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre é uma das nove universidades que estão sendo criadas, no plano de expansão e interiorização das instituições federais de ensino superior (Ifes), que faz parte da reforma universitária.

Segundo a diretora da FFFCMPA, Mirian da Costa Oliveira, com a transformação, serão criados cinco cursos, cada um com 50 vagas: nutrição e fonoaudiologia – cujos processos de abertura tramitam na Secretaria de Educação Superior do MEC –, enfermagem, fisioterapia e psicologia.

A expansão da FFFCMPA será feita na área da nova universidade, no centro de Porto Alegre, onde funcionarão salas de aula, auditórios, laboratórios e assistência ao Sistema Único de Saúde em ambulatório especializado. As obras começaram em fevereiro deste ano e a primeira etapa será concluída em janeiro de 2006. “Vamos dobrar nossa capacidade”, diz Mirian Oliveira. Na sua avaliação, conseguir que a FFFCMPA entrasse no sistema de expansão das Ifes mostra que a gestão da instituição é eficaz.

Segundo ela, com a expansão e transformação da faculdade em universidade, haverá uma retribuição social, com cursos noturnos na área de saúde, atendimento ambulatorial e outros benefícios para a instituição e a população atendida pelos alunos. “A comunidade aguarda com ansiedade”, disse.

A FFFCMPA é uma escola médica de alto nível técnico-científico, que oferece três cursos de graduação (medicina, biomedicina e nutrição), três de mestrado, um de doutorado e 15 de especialização, além de 24 programas de residência médica. Tem 15 grupos cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Expansão – Desde 2004, o governo federal voltou a investir na expansão de vagas públicas e gratuitas, com a criação de universidades e extensões, levando o ensino superior para o interior do país. Nessa política, o MEC está criando nove universidades federais – ABC (SP), Grande Dourados (MS), Recôncavo Baiano (BA), Triângulo Minério (MG), Semi-Árido (RN), Alfenas (MG), Vales do Jequitinhonha e Mucuri (MG), Tecnológica do Paraná (PR) e Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS) – e implantando ou consolidando 36 campi. Os novos campi e universidades, além de ampliarem o acesso à educação superior, geram empregos na construção civil. Outras informações pelo telefone (51) 3224-8822.

Repórter: Susan Faria

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape