Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Falta de dinheiro, vaga ou transporte deixam crianças fora da escola

22/03/2006 

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) investigou os motivos que levam crianças e adolescentes a abandonar a escola.

Cerca de 34% das pessoas de 0 a 17 anos não freqüentavam escola ou creche por vontade própria ou dos pais ou responsáveis ou pela conclusão da série ou curso desejado.

Para 15,6% a justificativa era que não existia escola ou creche perto de casa ou por faltar vaga ou transporte para o deslocamento. Outro motivo que afastou crianças e adolescentes dos estabelecimentos de ensino foi a obrigação de ajudar nos afazeres domésticos, trabalhar ou procurar trabalho (2,7%) e falta de dinheiro para despesas (2,5%), como mensalidade, material e transporte.

As razões para não freqüentar creche ou escola mostram diferenças em razão da idade. No grupo de 15 a 17 anos, a proporção de adolescentes que não freqüentavam escola por conta dos afazeres domésticos ou da procura por trabalho alcançou 20,1%. Entre os de 7 a 14 anos, essa justificativa cai para 5,1% e nos de menos de sete anos é considerada desprezível.

A falta de vaga, de transporte escolar ou a proximidade da escola perde peso com o aumento da idade. Esse motivo foi indicado por 5,3% do contingente de 15 a 17 anos, por 14,7% pelo grupo de 7 a 14 anos e por 17,2% dos que tinham menos de 7 anos.

O percentual dos que não freqüentavam a escola por conta da inexistência de escola perto de casa, da falta de vaga ou de transporte escolar foi mais alto no Norte (20,9%) e no Centro-Oeste (19,0%). No Sul (8,4%) teve o menor resultado.

A pesquisa "Aspectos Complementares da Educação 2004" foi realizada a partir dos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape