Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Ação na Justiça cobra de Alckmin e Chalita número de agressões em escolas

04/03/2006 

da Folha Online

Advogados que representam o Napa (Núcleo de Apoio a Pais e Alunos) propuseram na sexta-feira (31) uma ação civil pública contra o candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-secretário estadual da Educação de São Paulo, Gabriel Chalita. O Napa acusa o governo do Estado de não divulgar informações sobre casos de violências na rede estadual.

Uma das advogadas da entidade, Ariele Campos Souza Moura, afirma que não é possível acompanhar casos de agressão que acontecem nas escolas, tanto entre alunos, quanto os que também envolvem professores. "Sempre que ocorre uma agressão é feito um relatório. Na maioria das vezes não conseguimos saber como esses procedimentos terminam, se há punição", diz.

A ação está baseada no artigo 3º da lei estadual 10.294 de 1999, de proteção ao usuário de serviços públicos, a qual garante o acesso à informação. O documento também cita o inciso XXXIII do artigo 5º da Constituição: "todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo".

Moura cita também um ofício protocolado junto à Secretaria da Educação mas que, segundo a advogada, não teve resposta. O documento --feito pelo Movimento Coep (Comunidade de Olho na Escola Pública)-- pedia dados gerais em relação a casos de violência ocorridos nas escolas.

"Tentamos acompanhar pelo menos dois casos divulgados pela imprensa no ano passado, mas não conseguimos", conta Moura. "O primeiro é de um professor que teria chamado um aluno de 'bicha' em 2004 na zona leste de São Paulo. O segundo, é o de um suposto castigo ilegal aplicado em uma escola no ano passado. Não sabemos o desfecho de nenhum deles", diz a advogada.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual da Educação informou que só vai se manifestar quando for oficialmente notificada.

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape