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Recursos de professor de cursinho vão da música à cambalhota

23/05/2006 

da Folha de S.Paulo

Música ao vivo, múltiplas personalidades, frases picantes, causos pessoais, berros, caretas e até cambalhota. Diante da classe vale tudo para tornar a matéria inesquecível. "Tem professor que, para chamar a atenção, canta, dança. Quando se fala em professor de cursinho, já vem isso na cabeça, meio louquinho, mas eles não perdem em conteúdo", afirma a estudante Letícia Rocha de Freitas, 17. "Parece que cada aula é um show diferente."

Quando o professor Marco Antonio Jacob começa uma de suas histórias de jovem do interior, a veia cômica desperta e não há quem contenha o riso. E ele garante que são 100% verídicas.

"Acho que eu não estou professor em sala de aula. Sou professor em qualquer lugar. Não posso vestir um personagem. Minha risada, minhas piadas são espontâneas." O professor de história Luis Antônio Simas, do curso pH, no Rio de Janeiro, aproveita a formação de músico.

"Percebi que podia usar a música como recurso didático para aprofundar a matéria, às vezes dada de forma muito esquemática, e deixar a aula mais motivante."

A estratégia, segundo ele, é usada sempre no contexto. Para uma aula sobre a era Vargas, por exemplo, Simas toca sambas do período. Quando fala sobre ditadura, todos apontam qual parte da música foi censurada. Maria de Lourdes da Conceição Cunha, a Lu, professora de literatura e análise de texto do Objetivo, adota uma série de recursos para fazer os alunos entenderem melhor um texto.

Ela conta romance com pedaços de música, teatraliza histórias, encarnando personagens e fazendo sonorização, e encena os heterônimos dela mesma --La, Le, Li, Lo e Lu-- para falar de Fernando Pessoa. Surpresas, músicas e fotografias de autores também ajudam. "Quando mato um personagem uma vez, faço a marcha fúnebre. Na segunda aula, eles já fazem." Essa é a explicação para o tétrico costume que alunos têm de assobiar a tal marcha quando ela passa. Tudo para que a matéria sobreviva.

Colaborou BRUNO SEGADILHA , da Redação

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