Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Comunicação com aluno deve ser diferente

23/05/2006 

da Folha de S.Paulo

"Um desafio monstruoso." É assim que a professora de didática da Faculdade de Educação da USP Mônica Appezzato Pinazza define a necessidade do professor de cursinho de preparar os alunos para o vestibular. Para a especialista, o tipo de linguagem, de comunicação e a forma como trabalhar os conteúdos são diferentes.

"É esperado dele uma comunicação absolutamente ágil. Os jovens estão muito sintonizados em um propósito e, nesse aspecto, a comunicação fica favorecida. Por outro lado, esse profissional obrigatoriamente precisa ter instrumentos de comunicação diferentes. Ele tem que criar artifícios." Entre esses artifícios estão a relação mais aberta, as gírias, as piadas, as palavras mais chulas. "São truques de aproximação."

Pinazza considera necessário o ritual de chegar, dar uns minutos para o aluno brincar e só depois entrar com o conteúdo. E ainda por cima fazer essa transição sem rupturas.

Encarar tantos estudantes e dar tanto conteúdo em tão pouco tempo é um trabalho atípico. "Pode ter professores muito bons que eventualmente não consigam dar conta de uma condição tão particular", diz a professora.

Para conseguir fazer o espetáculo dar certo e o aluno entrar na faculdade almejada, esse profissional conta com dons especiais. "O professor está em um campo que fica entre a arte e a ciência", afirma.

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape