Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Professores e alunos citam piora nos cursos

4/9/2006 

da Folha de S.Paulo

Representantes de professores e de estudantes afirmam que o aumento no número de vagas deteriorou a qualidade dos cursos.

"A contratação de docentes e de funcionários não foi suficiente", afirmou o coordenador do Fórum das Seis (entidade que reúne os representantes de professores, funcionários e estudantes das três universidades), Francisco Miraglia, que também é vice-presidente da Adusp (associação dos professores da USP).

Dados presentes nos anuários estatísticos das instituições apontam que houve aumento de 1,85% no número de professores entre 2002 e 2004 (último ano com dados divulgados) e um decréscimo de 0,1% no quadro de funcionários. No mesmo período, a oferta de vagas no vestibular subiu 21,6%.

"Há classes com 200 alunos em letras, 120 em ciências sociais e 80 na pedagogia. Já existia um problema de qualidade na universidade, que só piorou com a expansão", disse a integrante do DCE da USP (diretório central dos estudantes) Maíra Tavares Mendes.

Os problemas de infra-estrutura também ocorrem na USP Leste, inaugurada em 2005, diz Flávia Duwe, do centro acadêmico do curso de gestão de políticas públicas. "A biblioteca está longe de atender até mesmo à demanda por livros obrigatórios", contou. "Ou temos de pedir o livro para a biblioteca do campus central, que demora até uma semana para chegar, ou temos de ir até lá, por conta própria."

A reitora da USP, Suely Vilela, disse que a direção da universidade está atendendo a todas as demandas que chegam a ela. Especificamente sobre a USP Leste, Vilela afirmou que o campus ainda está em implementação e que tanto as instalações quanto o acervo da biblioteca serão ampliados com o passar dos anos.

Já a secretária Maria Helena Guimarães de Castro disse que as universidades têm condições de manter a qualidade dos cursos utilizando a estrutura já existente.

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape