Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Unicamp registra aumento no número de inscritos para o vestibular

24/10/2006 

MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em Campinas

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta terça-feira que houve um aumento do número de inscritos no Vestibular 2007 --de 49.606, no ano passado, para 50.199 candidatos neste ano. Os vestibulandos concorrem a uma das 2.954 vagas em 58 cursos, além de dois da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).

Para o coordenador da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), Leandro Tessler, o pequeno crescimento de inscritos passa a ser significativo pois outras universidades públicas tiveram redução de inscrições.

Na Fuvest, por exemplo, o número de inscritos caiu 17,18% em relação ao ano passado. Foram 141.210 inscrições neste ano contra 170.496 do vestibular anterior.

Para o vestibular deste ano, a Unicamp terá duas novidades em relação ao ano passado. Uma delas é de que as provas de aptidão não são mais eliminatórias.

"Agora o vestibulando precisa tirar zero para ser eliminado na prova de aptidão. No ano passado, se o candidato tirasse menos da metade já estava eliminado", disse Tessler.

A outra mudança determina que o candidato só pode sair do local do vestibular com a prova depois de três horas e meia do início. Antes, esse tempo era de duas horas e meia.

A relação candidatos-vaga será divulgada na próxima semana. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados dia 09 de novembro na página da Unicamp.

Neste ano, 26,8% (13.469) do total de inscritos no vestibular da Unicamp optaram por participar do Paais (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp) --que prevê a concessão de 30 pontos adicionais à nota final para os candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

O Paais também prevê dez pontos a mais para aqueles que, além de terem feito o ensino médio em escolas públicas, se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Neste ano, 29% dos inscritos fizeram todo o ensino médio em escolas da rede pública, e 17,4% se declararam pretos, pardos ou indígenas. A primeira fase acontece no dia 19 de novembro em 25 cidades do Brasil.

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape