Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

"Líderes" no Enem aplicam vestibulinho

9/2/2007 

PAULO DE ARAUJO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Os cinco colégios que tiveram o melhor desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em São Paulo aplicam "vestibulinho" ou algum tipo de avaliação para os alunos que pretendem ingressar no ensino médio.

O Colégio Vértice, campeão do Enem, faz uma entrevista com os pais e promove uma "vivência" com o aluno durante um dia. De acordo com o colégio, a avaliação não tem o caráter eliminatório.

O Bandeirantes, segundo colocado no Enem, tem "vestibulinho" com questões de português, matemática e inglês, com nível "elevado" de dificuldade, segundo o coordenador pedagógico Onofre Rosa. São 2,5 candidatos por vaga para o primeiro ano do ensino médio.

O Colégio Agostiniano Mendel, que teve a terceira maior pontuação no Enem, aplica testes de português e matemática, um questionário para traçar o perfil comportamental do estudante e realiza uma entrevista com os pais. "O aluno escolhe o colégio, mas o colégio também escolhe o aluno", diz o coordenador do ensino médio do Mendel, Luiz Felipe Fuke.

Ele diz, por exemplo, que um "mau aluno", que já passou por recuperação no colégio de origem, pode ser barrado. "Como nós podemos nos dar o luxo de escolher, porque temos mais candidatos do que vagas, temos que selecionar de alguma maneira." De acordo com Fuke, a relação candidato/vaga no Mendel é dois para um.

Em quarto lugar na prova do Enem, o Colégio Móbile também tem um exame para "diagnosticar" se o estudante terá condições de cursar o ensino médio. Há um teste de português e matemática e, se a pontuação ficar aquém do esperada, o aluno não é recomendado. "Alguns não têm condições de ler e compreender um texto, não sabem", conta a diretora do Móbile, Maria Helena Bresser. "Esses, a gente não deixa entrar no colégio de jeito nenhum." O Móbile também tem cerca de dois candidatos/vaga.

O Colégio Santa Cruz, quinto colocado, foi impedido de fazer vestibulinho para o ensino fundamental por conta de uma proibição judicial, mas mantém os exames para o ensino médio. Na prova, caem questões de português, matemática e inglês. Conhecimentos gerais são cobrados na redação.

Com cinco candidatos por vaga, o Santa Cruz é o colégio mais concorrido entre os cinco mais bem colocados no Enem.

Constrangimento

O vestibulinho para o ensino fundamental foi proibido por decisão judicial em 2005, mas não há impedimento legal para sua aplicação no ensino médio.

De acordo com a procuradora da República Eugênia Fávero, porém, os colégios devem ter o cuidado para não causar constrangimento aos alunos.

"De todo modo, o vestibulinho é uma prática questionável. Acho que é possível encontrar outros critérios que não submetam o adolescente a estresse", diz a procuradora.

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape