Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Avaliação do ensino superior é considerada positiva

11/01/2005 

O primeiro ano de realização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foi considerado positivo pelo Ministério da Educação. O ministro Tarso Genro disse hoje, 11, em Brasília, que pretende construir uma cultura de avaliação no ensino superior. “Essa filosofia da avaliação vai estar imbricada (ligada) ao novo conceito de universidade que pretendemos estabelecer com a reforma da educação superior”, declarou.

Durante a primeira reunião extraordinária da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), foram apresentados os balanços do Sinaes e do Enade, implantados em 2004 pelo MEC. De acordo com o presidente da Conaes, Hélgio Trindade, houve uma adesão positiva dos alunos e das instituições no novo processo de avaliação do ensino superior.

“No processo de auto-avaliação, mais de 90% das instituições públicas e privadas e quase 70% das estaduais aderiram”, informou Trindade. Ele ressaltou que a participação das estaduais foi considerável, já que essas instituições são voluntárias nos processos de avaliação do MEC.

Enade – Apenas 9% dos estudantes deixaram de fazer o Enade 2004. “Os resultados mostram que o Enade deu certo. O conteúdo do exame foi valorizado pelos estudantes e por quem tinha resistência à nova experiência”, disse Trindade. A idéia, segundo ele, é aproveitar a avaliação da primeira edição do Enade para aperfeiçoar a prova deste ano.

O exame será aplicado no dia 19 de junho para os alunos do primeiro e do último ano das áreas de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química. Além da prova, será aplicado um questionário-pesquisa para levantar o perfil e a opinião dos estudantes. Os resultados finais do Enade de 2004 serão divulgados em março.

Função – Criada em abril do ano passado, a Conaes é responsável pela supervisão e coordenação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. É composta por 13 membros, que representam o MEC, os professores, alunos e técnicos administrativos, além de especialistas em avaliação e gestão da educação superior.

Repórter: Flavia Nery

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape