Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Programa Jovens Embaixadores leva estudantes aos EUA

07/01/2005 

Vinte estudantes brasileiros, entre 15 e 18 anos, e destacado desempenho acadêmico, desembarcam domingo 9, nos Estados Unidos, para uma visita de 15 dias. Eles fazem parte do Programa Jovens Embaixadores, patrocinado pela embaixada dos EUA no Brasil, que busca premiar o jovem com bom desempenho em escolas públicas e na rede particular, como bolsistas. Os estudantes foram selecionados porque mostraram boa fluência na língua inglesa e facilidade de adaptação a realidades e culturas diferentes. Além disso, têm situação financeira que não os permite viajar para o exterior ou participar de programa de intercâmbio.

Eles foram escolhidos entre 1.200 alunos inscritos no Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Passarão uma temporada nos Estados Unidos, para estudar a língua inglesa, ampliar conhecimentos, além de vivenciar a cultura, o povo e a sociedade norte-americana, estimulando a troca de informações e experiências entre os dois países. A programação envolve atividades entre as cidades de Washington e Chicago.

Após serem recepcionados no aeroporto de Washington, neste domingo, os jovens embaixadores serão levados para o Hotel Holiday Inn Downtown. O programa inclui uma palestra na sede do Partners of the Americas (Companheiros das Américas) para os estudantes conhecerem os acompanhantes voluntários, e, também, para que possam coordenar possíveis empréstimos de casacos de inverno.

Em Washington, haverá visitas a monumentos nacionais e museus no National Mall (como o Abraham Lincoln Memorial) quatro museus da Fundação Smithsonian, inclusive o recentemente aberto Museu do Índio Americano, com exibições de duas tribos indígenas brasileiras. Os jovens embaixadores acompanharão os estudantes norte-americanos em aulas na Escola Pública Secundária Woodrow Wilson, visitarão a embaixada brasileira, o Departamento de Estado Norte-Americano, a Catedral Nacional e o Centro de Artes John F. Kennedy.

Atividades – A atividade continua com palestra no Departamento Norte-Americano de Educação, sobre educação norte-americana, excursão ao Capitólio norte-americano (Congresso, “em sessão”) e almoço de trabalho nos escritórios da Corporação Fedex. Também está planejada uma visita, para compras de vestuário de inverno, em um centro comercial. Os jovens poderão tirar fotos no Capitólio e Casa Branca. E, se o clima permitir, haverá patinação no gelo no Mall e excursão de ônibus por Washington e arredores.

Na sexta-feira, 14, os grupos partirão de Washington, de avião, para passar uma semana com as famílias parceiras norte-americanas e visitar escolas públicas. Na agenda, há uma programação local e visitas a mais cinco estados – Illinois, Indiana, Nebraska, Tennessee, e Virgínia Ocidental. A programação em Chicago vai de 21 a 22 de janeiro. Ali, os jovens embaixadores estarão reunidos – primeiro em Chicago e depois em Illinois – no Hotel Clarion-Barcelos para avaliações finais e apresentação de suas experiências norte-americanas. À tarde, farão uma excursão de ônibus por Chicago, antes de voltarem ao Brasil.

Programa – O Programa Jovens Embaixadores foi criado em 2002. Na primeira fase, a seleção é feita por instituições parceiras da embaixada americana, em cada estado. A segunda fase escolhe os finalistas em Brasília. Cada candidato passa por seleção rigorosa, com testes orais e práticos de língua inglesa e entrevistas. O programa também escolheu cinco professores de inglês que acompanham os jovens.

Repórter: Sonia Jacinto 

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape