Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Encontro em Salvador reunirá pesquisadores sobre diversidade

06/01/2005 

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), por meio da Diretoria de Educação para a Diversidade e Cidadania, vai promover entre os próximos dias 11 e 12 de janeiro, o II Encontro de Pesquisadores da Coordenação-Geral de Diversidade e Inclusão Educacional. O evento, que acontecerá em Salvador (BA), vai reunir 15 pesquisadores de todas as regiões do País, que desenvolvem estudos e pesquisas sobre a diversidade.

Segundo Denise Botelho, da Subcoordenação de Estudos e Pesquisas da Secad/MEC, o encontro pretende apresentar e trocar experiências do desenvolvimento do trabalho feito em campo. São três as áreas de atuação dos pesquisadores: expectativas de inserção no mercado de trabalho para jovens negros e negras no ensino médio; afro-brasileiros e religiosidade no ensino médio; e educação formal e informal nas comunidades negras rurais.

Cinco pesquisadores – Marcos Domingues Teixeira, Maria Nazaré Mota de Lima, Maria de Lourdes Silva, Rosenilda Augusto Sant’Anna e Marcilene Garcia de Souza – vão discorrer sobre as expectativas de inserção no mercado de trabalho para jovens negros e negras no ensino médio, a partir de um acompanhamento feito em escolas das cidades de Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Salvador (BA).

Outros cinco pesquisadores apresentarão resultados de investigação empírica sobre a diversidade religiosa no contexto do ensino médio, tendo como pano de fundo a presença da tradição da religião afro-brasileira na região Norte. O estudo se concentrou em Belém (PA), União dos Palmares (AL), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Os pesquisadores são Marilú Campelo, Rachel Rocha de Almeida Barros, Olga Rosa Cabrera Garcia, Julvan Moreira Oliveira e Gilberto Ferreira da Silva.

Educação A educação formal e informal nas comunidades negras rurais é outra linha de pesquisa do Programa de Educação para a Diversidade e Cidadania. A pesquisa pretende traçar o perfil educacional dos remanescentes de quilombolas em Tocantins; Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás (GO); Cametá e Baião (PA); e Gravataí (RS).

A pesquisa investigou o processo de educação formal nas escolas das comunidades negras rurais de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, e Serro e Diamantina, em Minas Gerais. Os pesquisadores são Benedita Celeste Moraes Pinto, Ana Célia da Silva, Alecsandro J. Prudêncio Ratts, Cristina dos Santos Ferreira e Georgina Helena Lima Nunes.

Repórter: Sonia Jacinto


 

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape