Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Entra em operação primeira fase do novo Projeto Rondon

14/01/2005 

Cerca de 200 universitários, sendo 75% deles do sexo feminino, iniciam neste sábado, 15, a primeira fase da operação nacional do novo Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério da Educação. Um programa criado na década de 60 (1966), extinto em 1989, e relançado agora, a pedido da União Nacional dos Estudantes. São 40 equipes multidisciplinares, compostas por cinco pessoas cada, de 40 instituições de ensino superior, que têm a missão de coletar dados e identificar os problemas e necessidades de 12 municípios amazonenses.

O relançamento oficial do Projeto Rondon, que tem o patrocínio de R$ 1 milhão da Petrobrás Distribuidora e da Força Aérea Brasileira (FAB), vai acontecer na cidade de Tabatinga, na próxima quarta-feira, 19, às 11 horas, com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, do ministro da Educação, Tarso Genro, e do coordenador-geral do projeto, o general-de-brigada Gilberto Arantes Barboza.

A nova edição do Projeto Rondon está dividida em duas fases. A primeira fará um diagnóstico das principais necessidades das comunidades locais para que, posteriormente, na segunda fase do projeto, estas possam ser atendidas por meio de políticas públicas. O Projeto Rondon quer também contribuir para a formação acadêmica do estudante, que terá maior conhecimento da realidade brasileira e maior estímulo de sua responsabilidade social e patriotismo.

As cidades que serão visitadas pelos estudantes são: Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Yauarete, Maturacá, Benjamim Constant, Atalaia do Norte, Santo Antônio do Içá, Carauari, Eurinepé, Fonte Boa, Coari e Santa Isabel do Rio Negro. A partir do dia 15, já em Manaus, durante três dias, as equipes receberão um treinamento de ambientação na selva, realizado pelo 1º BIS e Centro de Guerra na Selva (CIGS). Os jovens visitarão também o Instituto de Pesquisa na Amazônia (Inpa), a Embrapa, além de conhecer o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e o Parque Industrial.

Uma equipe do MEC, encabeçada pelo professor e secretário Nelson Maculan, da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), juntamente com o coordenador-geral de orientação e controle, Jorge Augusto Pereira Gregory, e os assessores José Ronaldo Pinto e José Leite Saraiva, também integram a comitiva. “Nós, da SESu, estaremos fazendo uma exposição aos estudantes das expectativas que temos, no que diz respeito ao desenvolvimento acadêmico dessas ações que eles estarão fazendo na região e, também, orientando-os, sobre a metodologia que deve ser implementada”, comentou Gregory.

O apoio das Forças Armadas está sendo fundamental na organização dos trabalhos do projeto e no acesso e permanência das equipes junto às comunidades carentes. A FAB está encarregada do transporte dos participantes para Manaus. Após o relançamento do Rondon, estudantes e professores vão se deslocar para as localidades de atuação, e no dia 20 começarão a realizar o diagnóstico das principais necessidades das comunidades visitadas.

Repórter: Sonia Jacinto

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape