Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Comunidade tem aulas de tai-chi-chuan no Centro de Incentivo à Leitura

21/01/2005 

O estudante Alan Brandão Alves, 15 anos, e a aposentada Maria Terezinha Marques Vieira, 62, têm algo em comum: participam juntos das aulas de tai-chi-chuan oferecidas, gratuitamente, à comunidade pela Secretaria de Educação de Guarulhos, município da Grande São Paulo, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. As aulas ocorrem às segundas e sextas-feiras, das 17h15 às 18h15, no Centro Municipal de Incentivo à Leitura Luis de Camões, no bairro Gopoúva.

Os integrantes das duas gerações também compartilham a opinião quanto às aulas, que envolvem cerca de 40 alunos: “Foi uma ótima iniciativa para a população”. Brandão, que mora no Gopoúva, costumava assistir à televisão ou ficar na rua no horário agora ocupado no Centro de Incentivo à Leitura. “Estou fazendo novas amizades e exercitando corpo e mente. Vou continuar freqüentando as aulas”, afirmou. Terezinha, que também costumava ficar em casa, está satisfeita. “Eu vivia muito cansada. Aqui, estou descansando”, disse.

As aulas, iniciadas no dia 13 último, foram reivindicadas pela população do bairro, que pediu a abertura da turma de ginástica no centro depois do expediente. “A grande maioria de nossos alunos é da terceira idade. Eles brincam, relaxam, trabalham o corpo e a mente, a pressão arterial, a circulação, o coração, o equilíbrio emocional e aumentam a resistência às adversidades do dia-a-dia”, explicou Luiz Antonio Albino, 45 anos, professor da secular arte chinesa.

Movimentos – Segundo Albino, os alunos trabalham com movimentos circulares, seqüenciais e harmoniosos, o que produz grandes mudanças. “Principalmente no aspecto da paciência”, enfatizou Albino.

O tai-chi-chuan promove o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. “Há uma ligação entre a energia cósmica, que entra pelas mãos, com a energia da terra, que entra pelos pés. Os alunos ainda fazem alongamento antes das aulas”, lembrou o professor. A técnica chinesa, que remonta a 2.700 anos antes de Cristo, é baseada no taoísmo. (Assessoria de imprensa da Secretaria de Educação de Guarulhos)

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape