Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

MEC debate expansão das Ifes com reitores

16/09/2005 

O Ministério da Educação está criando nove universidades federais, além de instalar ou consolidar 36 campi em várias regiões do país. Para agilizar o processo de expansão, o MEC realizará três encontros com os reitores das instituições federais de ensino superior (Ifes).

Nas reuniões, serão debatidas estratégias básicas para cada universidade e campi, como cronogramas de implantação, projetos acadêmicos e a realização de concursos públicos para a elaboração de projetos arquitetônicos das novas instituições. “Trabalhamos para fazer uma expansão com bases sólidas e unidades permanentes”, destaca Ieda Costa Diniz, coordenadora-geral de Desenvolvimento das Ifes do MEC.

O secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan, abre a primeira reunião no próximo dia 20, às 8h30. O encontro será na Sala de Reuniões da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2o andar do anexo I do MEC, com reitores, pró-reitores e interlocutores de Ifes da região Nordeste. No dia 27, a reunião será com os reitores de universidades da região Sudeste; e no dia 28, com reitores das universidades das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul.

O primeiro concurso de construção arquitetônica será para a futura sede da Universidade do ABC, cujo edital sairá em outubro próximo. O MEC, com a participação do Instituto dos Arquitetos do Brasil, pretende fazer outro concurso, este ano, para escolher os projetos arquitetônicos de outras universidades e campi. “As novas sedes de universidades e campi federais terão obrigatoriamente de seguir critérios e normas de acessibilidade, meio ambiente, aproveitamento de energia solar e sustentabilidade”, afirma Ieda Diniz. Segundo ela, o MEC dispõe de R$ 160 milhões para aplicar este ano no processo de expansão das Ifes. “Outros R$ 70 milhões estão sendo negociados também para este ano”, ressaltou.

Novas instituições - Como parte do anteprojeto de lei da reforma universitária, estão em diferentes fases de implantação nove universidades federais: a do ABC (SP), da Grande Dourados (MS), do Recôncavo Baiano (BA), do Triângulo Mineiro (MG), do Semi-Árido (RN), de Alfenas (MG), Vales do Jequitinhonha e Mucuri (MG), Tecnológica do Paraná (PR), e de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS).

Só na região Nordeste, estão sendo criados os campi de Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas; de Vitória da Conquista, da Federal da Bahia; de Barreiras, da Federal do Vale do São Francisco; de Crato, da Federal do Ceará; de Imperatriz e de Chapadinha, da Federal do Maranhão; de Curimataú, da Federal de Campina Grande; de Caruaru e de Vitória de Santo Antão, da Federal de Pernambuco; de Garanhuns e de Serra Talhada, da Federal Rural de Pernambuco; de Picos e de Parnaíba, Bom Jesus do Gurguéia, da Federal do Piauí.

Repórter: Susan Faria

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape