Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Passeata de professores exige saída de governador no México

25/9/2006 

da Ansa, na Cidade do México

Milhares de professores e membros da APPO (Assembléia Popular do Povo de Oaxaca) continuaram nesta segunda-feira uma passeata com o objetivo de exigir do Senado a destituição do governador Ulises Ruiz, do PRI (Partido Revolucionário Institucional).

Ruiz reiterou que não renunciará e ameaçou que o "professor que não voltar a dar aulas, não poderá cobrar".

À noite, a Polícia Judicial resgatou dois deputados e o jornalista Ricardo Rocha que estavam em poder de simpatizantes da APPO em um hotel de Oaxaca.

No domingo (24), um grupo de pessoas armadas dissolveu com ações violentas e tiros para o ar uma manifestação da APPO, e cercaram o hotel onde acreditavam que se encontrava o governador Ulises Ruiz, disseram os manifestantes.

O conflito em Oaxaca começou no dia 22 de maio por causa de uma greve de professores que pediam ajustes salariais. No dia 14 de junho, depois de uma tentativa policial de desalojar professores das instalações que ocupavam, foi criada a APPO.

Os líderes de 70 mil professores em greve disseram que não retomariam às aulas até que o governador Ruiz "fosse destituído".

Entretanto, os empresários de Oaxaca promoveram uma paralisação nas atividades na quinta e na sexta-feira, e também a suspensão indefinida dos pagamentos de impostos para exigir do governo federal o envio da força pública, com o objetivo de conter os grevistas.

Líderes dos empresários enviaram ao presidente Vicente Fox e ao governador Ruiz uma carta na qual pedem que "cumpram a Constituição para recuperar a estabilidade social" nessa região.

A embaixada dos Estados Unidos no México recomendou hoje a seus cidadãos que mantenham "todo tipo de precauções e de reserva" antes de viajar para Oaxaca, por causa do aumento da violência.

A sede diplomática disse que o alerta, emitido inicialmente em 24 de agosto, se estenderá até 30 de outubro.

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape