Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Duas toneladas de livros didáticos vão para reciclagem no CE

28/2/2007 

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

O Ministério Público Federal vai investigar como duas toneladas de livros didáticos do ensino fundamental --entre eles exemplares novos-- foram parar em um depósito para reciclagem, em Itaitinga (região metropolitana de Fortaleza).

Os livros, fornecidos à Prefeitura de Itaitinga pelo Ministério da Educação, foram comprados por R$ 195 por um reciclador, a R$ 0,10 o quilo.

Após receber denúncia, a Justiça impediu que o material fosse revendido e reciclado.

A secretária de Educação do município, Yaponira Chaves, confirmou que mandou uma funcionária se desfazer de alguns livros, mas só dos "imprestáveis" --com mais de três anos de uso.

Resolução do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) determina que livros fornecidos pelo governo federal tenham ao menos três anos de uso. Após esse período, deixam de ser propriedade da União e os municípios podem se desfazer deles.

Segundo Chaves, pode ter havido equívoco ou até mesmo sabotagem na inclusão de livros novos entre os aptos à reciclagem.

Os livros, encontrados na casa do reciclador, estão agora no fórum da cidade. Ocupam parte de uma sala de 9 metros quadrados. Ainda não foi feita contagem do material para verificação do número de exemplares novos.

Em 2006, Itaitinga recebeu 13,3 mil exemplares de livros didáticos, segundo o FNDE. A rede municipal de ensino tem 27 escolas e cerca de 8.000 alunos.

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape