Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Capes realiza seleção para projetos conjuntos com Portugal

26/11/2004 

Será realizada em Lisboa, na próxima segunda-feira, 29, a seleção final das propostas inscritas para participarem do programa que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) mantém com o Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior (Grices) do Ministério da Ciência e Tecnologia de Portugal. Serão analisadas 53 propostas conjuntas.

O programa, que tem como objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica das instituições de ensino superior do Brasil e de Portugal que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado-sanduíche e pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, recebeu 91 inscrições este ano. Após a realização das etapas de análise documental e análise de mérito restaram 53.

Maria Luiza Pereira de Carvalho, analista em C & T da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI) da Capes, e responsável pela execução dos programas de cooperação internacional junto a Portugal, participará da reunião da Comissão Mista Capes/Grices, juntamente com o coordenador-geral da CGCI, Benício Schmidt.

Pesquisa – Maria Luiza adianta que esse programa, assim como outros internacionais mais tradicionais e abrangentes da cooperação internacional da Capes, concentra-se nos projetos conjuntos de pesquisa, com ênfase na formação de recursos humanos. Assim, são financiadas missões de estudos (bolsas de doutoramento pleno, doutoramento sanduíche e pós-doutoramento) e missões de trabalho (docentes pesquisadores).

Ela diz que tem sido enfatizada a necessária vinculação dos projetos com os cursos de pós-graduação, para os quais devem representar um reforço, tanto na qualidade da pesquisa como na formação avançada de seus membros.

“Como praticamente em todos os programas de cooperação internacional, os projetos são co-financiados, com custeios semelhantes aos países parceiros, permitindo assim a intensificação do intercâmbio nos dois sentidos e o adequado planejamento orçamentário a médio prazo. A liberação dos recursos e o início dos projetos estão previstos para 2005”, explica Maria Luiza.

Repórter: Fátima Schenini

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape