Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Novo portal vai facilitar acesso aos portadores de necessidades especiais

26/11/2004 

Depois de cinco anos com modificações apenas no conteúdo de sua página eletrônica, o Ministério da Educação lançou hoje, 26, novo portal na internet. Redesenhada, a página tem melhor apresentação e navegabilidade proporcionada pela ferramenta software livre. As novidades são os recursos para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais como cegos, daltônicos ou com problemas de visão. Eles terão a possibilidade de adequar a página às suas necessidades, como utilizar teclas de atalho e visualizar links sublinhados e com cores diferentes.

De acordo com o coordenador de informática do MEC, Antônio Carlos Carvalho, o software livre traz vantagens para o ministério, o governo e o País. “Os técnicos do MEC, agora, têm amplo conhecimento das tecnologias usadas para fazer modificações com mais segurança. O governo terá uma redução de custos e o País, um avanço no desenvolvimento tecnológico”, explicou.

O portal foi construído por uma equipe do ministério após oito meses de pesquisas sobre as necessidades do usuário. Todos os itens relacionados a uso, navegação e acessibilidade foram estudados em reuniões com a Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República, com a Coordenação de Informática e com a Assessoria de Comunicação do MEC. Esta é a terceira página eletrônica na história do ministério e a primeira com normas e padrões estabelecidos por meio de resoluções para futuras mudanças.

Hoje, cerca de 15 mil pessoas acessam a página eletrônica do MEC diariamente. Como resultado do novo formato, a expectativa é aumentar para 25 mil o número de acessos por dia. “Com os novos mecanismos de busca, esperamos que as pessoas adotem a página do MEC como um instrumento de pesquisa em educação”, disse Erik Torritezi, gerente de projetos do novo portal.

Novo formato – Na barra lateral esquerda (menu) da nova página serão encontrados temas específicos, como censo escolar, dados estatísticos e sobre meio ambiente. A área central será dedicada à comunicação. As notícias, geradas em tempo real, estarão no alto da página. As campanhas institucionais do ministério virão logo abaixo. À direita, o portal apresentará destaques e ações factuais, como inscrições para vestibular, seminários e eventos. Uma novidade que vai facilitar a pesquisa é o link de busca, antiga reivindicação dos usuários.

Repórter: Flavia Nery

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape