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Seminário dá orientações sobre avaliação institucional

29/11/2004 

A avaliação institucional é o tema do seminário promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), no Hotel Gran Bittar, em Brasília. O evento, que teve início na manhã desta segunda-feira, 29, tem a participação de aproximadamente 500 docentes de todas as regiões do País – selecionados pelo Inep entre mais de 3,5 mil –, que atuarão como avaliadores de instituições de educação superior. O objetivo do seminário é dar orientações e trabalhar os dados, conceitos e informações, referentes à avaliação institucional externa das instituições de ensino, no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, houve um avanço extraordinário na criação de um sistema de avaliação de ensino superior no Brasil. “Superamos a etapa do ‘Provão’, e passamos para um sistema mais complexo, mais sofisticado e mais eficiente de avaliação do ensino superior. Principalmente pelo debate democrático e horizontal que estamos fazendo com os futuros avaliadores institucionais, com os pesquisadores, com os reitores e pró-reitores das diversas universidades, fazendo com que a implantação deste sistema se dê da forma mais democrática possível”.

Realizada pelo Inep, a avaliação das instituições de ensino superior tem por objetivo verificar as condições gerais de funcionamento dos estabelecimentos. Ela se apóia na análise de todas as informações relativas à instituição e na verificação, in loco, realizada por uma comissão de avaliadores. A avaliação institucional é um dos componentes do Sinaes.

No encontro de hoje, os participantes assistiram uma palestra sobre os Desafios Éticos na Avaliação, proferida por Letícia Sampaio Suñé, membro da Comissão Assessora de Avaliação Institucional do Inep. O professor Dilvo Ilvo Ristoff, diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do  Inep, fez uma exposição sobre o Sinaes; Amir Limana, coordenador-geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), discorreu sobre  o exame.

Participantes – Para o professor Fernando de Almeida Santos, coordenador de avaliação da UniNove e da Pontifícia Universidade Católica, ambas de São Paulo, a nova metodologia aplicada pelo Inep/MEC fortalece os processos internos de avaliação. “Dessa forma, o governo dá possibilidade às instituições de terem seus controles e acompanhamento de forma mais integrada. Desse jeito, a avaliação fica mais participativa e permite uma troca entre o MEC e a instituição”.

A professora Clarice Monteiro Scott, do Centro Universitário Fevare, no Rio Grande do Sul, disse que a nova proposta de avaliação é bastante clara. “Este seminário é um mergulho e um aprofundamento de tudo que temos acompanhado sobre os Sinaes. A própria proposta já traz indicadores bastante claros e nos mostra qual o caminho a seguir. Além disso, a ética é o grande princípio de toda ação, que nos faz ter um compromisso efetivo nesse processo”.

Segundo o professor Orlando Monteiro da Silva, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, a metodologia atual de avaliação é mais ampla. “Parece que é mais complexa um pouco. Mudou o método de avaliação, os processos avaliativos, que estão mais globalizados e integrados com a participação externa, talvez mais forte”.

Sinaes – Criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por um tripé que tem como componentes a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avaliará todos os aspectos que giram em torno desses eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da  instituição, o corpo  docente, as instalações e vários outros aspectos.

O seminário de Avaliação Institucional termina amanhã, 30.

Repórter: Sonia Jacinto

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