Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Brasil e Canadá avaliam resultados de cooperação

29/11/2004 

Lições Aprendidas e Perspectivas é o tema da oficina de trabalho da qual representantes do Brasil e do Canadá participam em Brasília, a partir do dia 8 de dezembro. A abertura está prevista para as 16h, no auditório do Ministério da Educação, em Brasília. Os dois países desenvolvem projeto de cooperação desde 1998. O acordo Brasil-Canadá pretende melhorar o acesso à educação de qualidade e aumentar a eficácia do sistema educacional brasileiro. A estratégia utilizada foi a transferência de tecnologias educacionais e o estabelecimento de parcerias.

Na área da educação profissional, quatro ações já foram realizadas: mídia e desenvolvimento de metodologias e adaptação nas áreas de telecomunicações e informática; projeto nas áreas de processo industrial e geomática (magnetismo terrestre); projetos de pesquisa conjunta; e treinamento de professores nas áreas de turismo, agroindústria e gestão

De 8 a 10 de dezembro, brasileiros e canadenses vão expor os resultados da parceria. No dia 9, às 10h, será apresentado o painel Desenvolvimento Curricular, com representantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (Cefet-PE), da Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Belo Jardim (PE), ITA Saint Hyacinthe, Cefet Pará, College Limoilu, Colégio Albert Einstein e CCNB Bathurst. Às 14h, serão expostas as estratégias de articulação das escolas com o setor produtivo, quando serão relatadas as experiências das parcerias entre o Cefet Rio Grande do Norte e Niagara College, Colégio Morumbi, College François-Xavier-Garneau, Cefet São Paulo e Durham College.

No dia seguinte, 10 de dezembro, no painel Planejamento Estratégico em Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, integrantes dos Cefets de São Paulo e Rio de Janeiro, Durham College e Centennial College explicarão a parceria. Às 14h30, representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, da Agência Brasileira de Cooperação, da Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional e da Associação Comunitária dos Colleges Canadenses discutirão cenários e perspectivas da cooperação técnica entre Brasil e Canadá.

Participantes – Participam do evento, representando o Brasil: o secretário-executivo do MEC, Fernando Haddad; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Antonio Ibañez Ruiz; o diretor do Programa de Expansão da Educação Profissional, Aldo Arantes; o presidente do Conselho de Dirigentes de Centros Federais de Educação Tecnológica, Luis Edmundo Aguiar; e o presidente do Conselho das Escolas Agrotécnicas Federais, Joaquim Rufino Neto. Também estarão presentes diretores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e dirigentes dos centros federais de educação tecnológica do Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo e dos colégios Alberto Einstein e Morumbi.

Do lado canadense, estão confirmadas a embaixadora Suzane Laport, o vice-presidente da ACCC, Bernard Lachance, e o coordenador canadense do projeto de cooperação, Jan Donio. Participam também os seguintes representantes de colleges canadenses: Tom Evans (College Durham), Pierre Paradis e Nicole Rousseau (Cegep Limoilou), Judy Turner (Centennial College), Normand Brunelle (CCNB Bathurst), Doug Rapley e Jos Nolle (Niágara College), além de Michel Lamontagne e Marie-Claire Hall (ITA).

Repórter: Ana Júlia Silva de Souza

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape