Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Xadrez nas Escolas pode ser estendido a todo o País

01/12/2004 

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e a Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério dos Esportes estão planejando implementar, em parceria com as secretarias de educação e as secretarias de esportes das 27 unidades da Federação, o Projeto Xadrez nas Escolas. A idéia é levar o ensino do jogo de xadrez como instrumento pedagógico nos projetos da rede oficial de ensino, já para o inicio de 2005, visando à diversificação das atividades e ao desenvolvimento dos alunos.

Em 2003, o MEC e o Ministério dos Esportes, em parceria com governos estaduais, levaram o Projeto Xadrez nas Escolas às redes municipais de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e Teresina (PI). O projeto teve o objetivo de proporcionar aos alunos a aprendizagem do jogo, para avaliação quanto ao rendimento na aprendizagem das matérias.

Segundo a técnica em assuntos educacionais da SEB, Mirian Sampaio de Oliveira, em seis meses de experiência-piloto, o aumento da participação dos alunos, famílias e comunidade na escola foi significativo. “O xadrez combina aspectos esportivos, culturais, artísticos e cognitivos e sua inserção na área educacional contribui para a memorização, raciocínio, resolução de problemas, imaginação espacial e criatividade”, diz Mirian.

Para a implementação do Projeto Xadrez nas Escolas nos estados basta a adesão das secretarias estaduais de educação e de esportes. Os custos serão divididos em quatro partes, entre os dois ministérios e as duas secretarias.

Niterói – Alunos da rede municipal de ensino de Niterói (RJ), participarão do 2° Torneio Interescolar de Xadrez, promovido pela Fundação Municipal de Educação no próximo dia 4, na Escola Municipal Professor Paulo Freire, Rua Coronel Soares Miranda, 77, Fonseca. Os professores do Projeto Xadrez nas Escolas coordenarão o evento, que terá 100 crianças, de dez escolas, além do Centro Municipal de Otimização da Aprendizagem.

O projeto abrange duas mil crianças da rede municipal. Segundo o coordenador do Projeto Xadrez nas Escolas da Fundação Municipal de Educação, José Costa, “os alunos que jogam xadrez têm maior atenção e participação nas aulas”. O município fez um campeonato no meio do ano. Este será individual, com seis a oito jogadores de cada escola.

O MEC e o Ministério dos Esportes aguardam a confirmação do interesse das secretarias estaduais de educação e de esportes em aderir ao projeto, uma vez que o lançamento está previsto para o início do ano letivo de 2005. Mais esclarecimentos podem ser obtidos pelos telefones (61) 2104-8650, com Miriam, 2104-9210, com Luciene, 2104-8507 e 2104-8517, com Carlos Alberto Xavier.

Repórter: José Leitão

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape