Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Ministério participa do Fórum de Mudanças Climáticas

30/11/2004 

O ministro da Educação, Tarso Genro, participou hoje, 30, no Palácio do Planalto, da reinstalação do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Dirigido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o fórum é composto por oito ministérios, entre eles, os da Educação, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, e por representantes da área científica e das organizações não-governamentais e empresas envolvidas com as questões climáticas.

Designado pelo presidente da República, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa, assumiu a secretaria executiva do fórum, que terá sede nas instalações da UFRJ, no Rio de Janeiro. Entre as formas de abordagem das questões climáticas no governo e com as suas parcerias, o presidente Lula recomendou atenção à educação das crianças como uma das ações que vai garantir o sucesso do programa do curto ao longo prazo. Ele também pediu aos ministros que compareçam às reuniões do fórum para que este tenha mais força e credibilidade na formulação de políticas, não para o governo, mas para o Brasil.

Ação – De acordo com Luiz Pinguelli Rosa, o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas vai trabalhar com três câmaras temáticas: de ciência e tecnologia, empresarial e de ONGs que atuam no setor. Entre os desafios, explicou, estão liderar o debate de questões como as conseqüências de mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa e oferecer ao País políticas que possam potencializar as ações já iniciadas pelo governo, tais como o aumento do uso do álcool como combustível, do carvão vegetal na siderurgia, de programas como o biodiesel e de aproveitamento da energia dos ventos. Para o secretário executivo do fórum, “a questão do clima não se resolve falando, mas agindo e o governo sinaliza nessa direção”.

Objetivo – O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas foi criado pelo Decreto nº 3.315, de 20 de junho de 2000. Sua meta é conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira para a discussão e tomada de posição sobre problemas decorrentes da mudança do clima e do efeito estufa, bem como sobre o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) definido no artigo 12 do Protocolo de Quioto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança de Clima, ratificada pelo Congresso Nacional em 3 de fevereiro de 1994.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape