Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Conferência debate democracia na América Latina

02/12/2004 

Começou hoje, 2, no Hotel Blue Tree Park, em Brasília, a conferência internacional Democracia: Participação Cidadã e Federalismo. O evento reúne autoridades e especialistas da América Latina para debater a consolidação da democracia na região. Promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério da Coordenação Política, a conferência apontará possíveis soluções para as deficiências existentes no processo que estabeleceu a democracia nos países latino-americanos.

O secretário-executivo do Ministério da Educação, Fernando Haddad, participa do painel Democracia e Federalismo, amanhã, 3, às 9h. Ele vai compor a mesa com o governador do estado de Michoacán (México), Lázaro Cárdenas, com o professor Fernando Abrucio, da PUC-SP e Fundação Getúlio Vargas, com o subsecretário de Relações Institucionais da Argentina, embaixador Marcelo Fuentes, e com o governador de Alagoas, Ronaldo Lessa.

Documento – A conferência faz parte de uma série de eventos nacionais e regionais que têm como base o relatório Democracia na América Latina, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). De acordo com o documento, lançado no início do ano, “embora 140 países do mundo estejam vivendo sob regimes democráticos, somente em 82 países existe uma democracia plena”.

O relatório explica que muitos governos eleitos democraticamente tendem a manter sua autoridade com métodos não democráticos, por exemplo, modificando as constituições nacionais em seu favor e restringindo a independência dos poderes legislativo e judiciário.

Repórter: Flavia Nery

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape