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Inep divulga padrões de resposta do Enade na segunda

03/12/2004 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) divulga nesta segunda-feira, 6, os padrões de resposta das questões dissertativas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os padrões de resposta são as diretrizes com as quais a banca de correção do Inep se guia para avaliar as respostas dissertativas, tanto da parte geral como da específica das provas nas 13 áreas do conhecimento.

O exame foi aplicado em novembro para cerca de 156 mil ingressantes e concluintes de 2.187 cursos de graduação. As áreas avaliadas foram agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.

O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que engloba, ainda, uma avaliação dos cursos e das instituições. Dilvo Ristoff, diretor de Estatística e Avaliação da Educação Superior do Inep, explica que a nota do Enade não será a nota do curso, mas parte do conjunto de dimensões do conceito de avaliação do curso.

Segundo o diretor, a nota do Enade será somada à nota do curso obtida durante a avaliação in loco, a ser feita periodicamente por comissões de especialistas nas diversas áreas do conhecimento. “Nenhuma decisão regulatória como reconhecimento, renovação do reconhecimento ou perda da autorização será tomada em função apenas do desempenho dos estudantes no exame”, explica.

Prova - As provas tiveram 10 questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área. Nas duas partes, as questões foram discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

Por estar centrado na trajetória e não no ponto de chegada, o Enade é composto por questões de baixa, média e alta complexidade, contemplando diferentes momentos da vida acadêmica do estudante. Por ser assim, o exame poderá ser respondido por ingressantes e concluintes, permitindo a estes uma revisão dos conteúdos estudados durante todo o curso e àqueles perceberem o quanto sabem e o quanto ainda não sabem dos conteúdos aos quais serão expostos durante o curso.

Divulgação dos resultados - O resultado individual do estudante estará disponível na internet em março de 2005. O boletim do graduando é sigiloso e compara a média individual com a nacional, da região, do estado e da instituição.

O Inep produzirá, também, um relatório geral com todos os resultados do desempenho de ingressantes e concluintes, por área do conhecimento, por instituição, por região, por dependência administrativa e outros, assim como um resumo técnico com análises específicas do significado desses resultados. O resumo técnico apresentará, além dos resultados do desempenho das áreas, uma análise dos resultados dos questionários respondidos pelos estudantes e coordenadores de cursos.

Repórter: Luiz Motta

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