Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Saber Global reúne novas tecnologias

06/12/2004 

O seminário internacional Saber Global, promovido pelo Ministério da Educação, põe em debate hoje, 6, e amanhã, 7, no auditório do Palácio do Itamarati, em Brasília os temas gestão do conhecimento, mídias e moedas digitais e rede global do conhecimento. O ministro Tarso Genro foi representado pelo titular da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), Marcos Dantas.

Na abertura do evento, Dantas alertou para o fato de a revolução das tecnologias e do conhecimento estar separando aqueles que têm acesso à informação e ao conhecimento necessários ao trabalho e à produção de riquezas no mundo capitalista avançado daqueles que sobrevivem, em pleno século XXI, nas mesmas precárias condições materiais e culturais no século XVIII. “Se queremos que o nosso saber seja global, necessitamos tornar universal o acesso e a vontade de acesso a ele”, afirmou.

Especialistas dos Estados Unidos, Canadá e de países da Europa, além do Brasil, estão discutindo práticas bem-sucedidas de gestão do conhecimento. A proposta básica do encontro é estabelecer as bases para a integração sustentável do país nas redes da sociedade global do conhecimento. Para isso, está em fase de instalação a Câmara de Gestão Estratégica do Conhecimento em Educação para o Desenvolvimento, que funcionará na Seed.

Dantas explicou que a câmara é composta por dez técnicos altamente qualificados, especializados em gestão do conhecimento. “Muito mais do que gerir recursos humanos, a câmara trabalha com questões estratégicas, como a gerência do acervo de conhecimentos e cultura do MEC, do governo e dos sistemas educacionais. Com a câmara, esse conhecimento estará disponível de forma organizada em sítios ou em formação continuada”, afirmou.

Colaboração – Jorge Werthein, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, destacou que as mídias digitais precisam estreitar a colaboração internacional. Segundo ele, é necessário identificar que tipo de conhecimento é necessário, hoje. Onde é produzido, por quem e para quem.

Werthein salientou que o processo de aprendizagem precisa ser contínuo e para toda a vida. “A finalidade do conhecimento é transformar o mundo e a todos nós”, disse.

O coordenador do Hipermídia Research Center da Universidade de Westminster, Reino Unido, Richard Barbrook, falou da necessidade de se combinar idéias libertárias com democracia social e do acesso de todos à tecnologia. Ele elogiou o modelo de educação da Coréia do Sul, uma conjunção de esforços entre o setores privado e público que proporcionou a educação em massa, não apenas da elite.

Participaram da abertura do seminário representantes do MEC, do Instituto de Tecnologia da Casa Civil, do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Unesco, do Reino Unido, da Rede Global de Aprendizagem do Banco Mundial, do Conselho Britânico e do Banco Santander.

A programação completa do seminário, que prossegue amanhã, a partir das 9h, está no endereço www.ntzdesign.com/saberglobal. As discussões podem ser acompanhadas nos endereços (em inglês) e www.cidade.usp.br/ (em português).

Além da transmissão ao vivo, em rede mundial, com a participação interativa de comunidades, escolas, empresas e bolsistas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o seminário está sendo exibido pela Radiobras.

Repórter: Susan Faria

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape