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Seminário discute mudanças no currículo do ensino médio

09/12/2004 

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) realiza hoje, 9, e amanhã, 10, em Brasília, o seminário nacional Orientações Curriculares do Ensino Médio. O tema começou a ser debatido há dois meses por educadores e alunos de todo o país em encontros regionais. O Departamento de Políticas de Ensino Médio do MEC constatou que os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio eram desconhecidos ou não orientavam atividades de ensino por serem de difícil compreensão. Em conseqüência, começou a discutir com a sociedade para atualizar os parâmetros curriculares e redefinir conteúdos para algumas disciplinas.

As discussões partiram de documentos-base, com análise dos atuais parâmetros nacionais do ensino médio, por disciplina. Os documentos podem ser acessados na página eletrônica do MEC na internet. O objetivo do encontro é consolidar proposta curricular para o ensino médio, de maneira a orientar escolas e professores em suas atividades. O ensino médio noturno e o ensino médio e técnico integrados, regulamentado pelo Decreto 5.154/2004, serão discutidos com participação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Participam do seminário representantes das secretarias estaduais de educação, professores e estudantes. Segundo a diretora do Departamento de Políticas de Ensino Médio da SEB, Lúcia Lodi, é preciso aprofundar a análise dos atuais Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Médio. “O MEC deve oferecer proposta de trabalho para fortalecer o currículo que expresse os pontos de consenso da sociedade”, diz Lodi.

Preparação – Para a construção do trabalho, o MEC fez cinco seminários regionais em outubro e novembro. Os representantes das regiões se organizaram em grupos e receberam um documento com idéias para a organização curricular. Definiram pontos que devem orientar os currículos. As contribuições foram consolidadas para discussão final no seminário nacional. A União Brasileira dos Estudantes (Ubes) participa do processo.

Segundo a diretora de Ensino Médio da SEB, o debate não deve se esgotar com esses encontros. “A questão do currículo é permanente”, afirma, defendendo um fórum permanente de discussão. O ensino médio noturno e o ensino médio integrado com a educação profissional são outros temas presentes nos seminários do ensino médio.

Repórter: Heloisa d’Arcanchy

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