Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Milhares de estudantes já fizeram a inscrição no ProUni

08/12/2004 

Com inscrições abertas até o dia 17 de dezembro, o programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação está oferecendo 117.632 vagas em 1.135 instituições filantrópicas e privadas de todos os estados e no Distrito Federal. Deste conjunto de vagas, 75.699 são bolsas integrais e 41.933, bolsas parciais de 50% do valor do curso. Já se inscreveram 43.720 candidatos. Esses números foram apurados pelo sistema do programa até as 19h30 de hoje, 8.

Para não prejudicar as instituições filantrópicas e privadas que pré-aderiram ao ProUni, mas que não conseguiram emitir o termo de adesão até 30 de novembro, o ministro da Educação autorizou a publicação da Portaria nº 4.033, no Diário Oficial da União de hoje, que dá prazo até as 23h59 para a emissão do termo via internet e até amanhã, 9, para as instituições que vão enviar o documento pelos Correios. Em função disso, o número de vagas para os alunos será ampliado. O ministério, explicou o coordenador-geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), Leonel Cunha, deverá ter o número de vagas final nesta quinta-feira, 9.

Candidatos – Para concorrer às bolsas de estudo, o aluno precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2004 e comprovar renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa da família, R$ 390,00 em valores de hoje, para a bolsa integral, e de até três salários mínimos, R$ 780,00, para a bolsa parcial. Além disso, precisa obedecer a um destes critérios: ter cursado todo o ensino médio em escola pública; ter cursado o ensino médio em instituição privada na condição de bolsista; ser portador de necessidade especial; atuar como professor da rede pública de educação básica, no efetivo exercício do magistério e integrar o quadro permanente da instituição. O professor pode se candidatar a uma bolsa em curso de licenciatura ou de pedagogia sem precisar comprovar renda de até três salários mínimos.

Cotas – O ProUni também tem uma política de cotas destinada aos alunos que se autodeclararem afrodescendentes ou indígenas. Para esse grupo, o MEC destinou 46.866 vagas que serão distribuídas de acordo com a proporção dessas populações nos estados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Documentos – Ao acessar a página do ProUni na internet, o aluno deverá ter em mãos o seu código do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2004 e o número do seu CPF. Com esses dois dados, ele acessa a ficha de inscrição e preenche os demais campos. O coordenador-geral de Relações Estudantis da SESu, Leonel Cunha, lembra aos alunos que a página do ProUni está disponível durante 24 horas e pede que evitem fazer a inscrição na última hora.

Inscrições – As inscrições estarão abertas até 17 de dezembro, exclusivamente pela internet. Todas as instituições de educação superior credenciadas no ProUni oferecem acesso à internet a qualquer candidato, além disso, o MEC constituiu uma rede de parceiros que também disponibilizam o acesso aos alunos de sua comunidade. São escolas das redes estadual e municipal, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), os Centros Integrados Empresa-Escola (Ciees) e as prefeituras. Para o estudante saber qual o local de inscrição mais próximo de sua casa, basta ligar para o telefone 0800 616161 do MEC.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape