Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Fórum discute situação da residência médica no País

08/12/2004 

Começou hoje, 8, e prosseguirá até amanhã, na Academia de Tênis, em Brasília, o 1º Fórum Nacional de Residência Médica. O fórum pretende promover um amplo debate sobre assuntos relacionados à área, com médicos e residentes de todo o Brasil que participam do evento.

A primeira mesa-redonda abordou a situação atual da residência médica, bem como as estatísticas da Comissão Nacional de Residência Médica e das Sociedades e Especialidades. Um tópico polêmico foi quanto ao exame de ordem para a residência. “Não deveria haver exame de ordem e, sim, uma avaliação das escolas de medicina, que se atrelem às necessidades do nosso País”, afirmou Rogério Carvalho dos Santos, ex-membro da Associação Nacional de Residência Médica (ANRM).

História – O médico Paulo Eduardo Elias, moderador da primeira mesa, contou um pouco sobre a história da residência médica no Brasil, que surgiu na década de 40, no Hospital das Clínicas em São Paulo. Para ele, “os anos 60 foram os anos de ouro”. Na década de 80, com o advento do Sistema Único de Saúde (SUS), a residência sofreu mudanças. “Já peguei um período pós-conquista no movimento”, disse o secretário de Saúde de Aracaju (SE), Rogério Carvalho dos Santos.

O 1º Fórum Nacional de Residência Médica é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde. A solenidade de abertura será às 19h e contará com a presença do ministro da Educação, Tarso Genro. Amanhã, 9, será discutida a avaliação de residência médica no Brasil, com início às 8h.

Mais informações podem ser obtidas na página do MEC na internet. (Assessoria de Imprensa da SESu)

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape