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Saber Global debate educação e redes digitais

07/12/2004 

O papel do poder público na erradicação da exclusão digital e na promoção do acesso às tecnologias de informação e aos bens culturais foi uma das principais discussões do seminário internacional Saber Global, organizado pelo MEC, no Ministério das Relações Exteriores, hoje, 7. A discussão ocorreu no debate Educação e Redes Digitais, uma das mesas-redondas do seminário.

Participaram como debatedores da mesa coordenada pelo titular da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), Marcos Dantas, o deputado Carlos Abicalil (PT-MT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados; Carlos Bielshovsky, coordenador do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro; Sérgio Bampi e Nelson Pretto, representantes, respectivamente, das universidades federais do Rio Grande do Sul e da Bahia; Gilson Schwartz, do projeto Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP); e Alejandro Piscitelli, do Ministério da Educação da Argentina.

"Vivemos em uma sociedade movida pela economia. Portanto, são as iniciativas públicas que devem prover o acesso às tecnologias do conhecimento à população excluída deste processo", disse Carlos Bielshovsky, citando como exemplo a Chamada Pública para criação de cursos de graduação a distância promovida pela Seed, que destinou R$ 17 milhões a consórcios de universidades para montar cursos não-presenciais.

O deputado Abicalil alertou para a necessidade de intensificar debates e encontrar aplicações para os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), criado em 2000 e cuja utilização está indefinida. "Temos o desafio do programa Governo Eletrônico, de fazer com que ele atinja regiões sem energia elétrica", disse, referindo-se ao Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). Trata-se de um programa do governo federal que envolve ministérios, inclusive o MEC, por meio da Seed, e que tem o objetivo de prover regiões remotas do País com acesso à internet, instalando antenas de conexão via satélite. Abicalil combateu a idéia de que o uso das tecnologias na educação tiraria o lugar de professores e profissionais da área pedagógica. "As tecnologias são um complemento e não um substituto do potencial humano", argumentou.

Conhecimento – Além do papel das redes digitais na educação, foram discutidos temas relativos ao acesso às novas formas de educação e conhecimento, nas mesas e conferências do seminário Saber Global, como desenvolvimento, sustentabilidade e geopolítica do conhecimento. Também foram apresentadas experiências nacionais e internacionais na área.

O Saber Global termina hoje à noite, com solenidade reunindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Tarso Genro, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. (Assessoria de Imprensa da Seed)

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