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Inep pretende expandir a cultura de avaliação educacional

10/12/2004 

Com o objetivo de dar continuidade ao projeto de disseminar e expandir a cultura da avaliação educacional no País, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) promove, de 13 a 17 de dezembro, o curso Escola de Avaliação, que será ministrado pelo professor Dr. Carlos Pardo Adames, especialista em avaliação educacional do Instituto Colombiano Para o Fomento da Educação Superior (ICFES).

O evento vai capacitar técnicos das secretarias estaduais de educação nas metodologias de avaliação educacional para a criação de sistemas estaduais de avaliação. O curso terá início às 8 horas e será no Carlton Hotel, em Brasília. Os interessados podem fazer a inscrição no próprio local.

No encontro serão abordados aspectos metodológicos e teóricos, como a construção de instrumentos de avaliação e, também, a construção da interpretação dos resultados do ponto de vista estatístico e pedagógico. A Escola de Avaliação é uma das atividades presentes no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Inep. No acordo está prevista a formação de uma rede nacional de avaliação da educação básica.

Para Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, um dos elementos para que se consolide a cultura de avaliação no Brasil é informar às pessoas acerca dos elementos técnicos da avaliação e dar-lhes visão global. “Nada mais pertinente do que o Inep promover oficinas de avaliação para aprimorar os conhecimentos de quem trabalha com ela, que são as pessoas dos estados e das universidades.” Na opinião do diretor, quanto mais o Brasil desenvolver a cultura de avaliação mais terá resultados educacionais de aprendizagem.

Rede – As ações para a criação da rede nacional de avaliação da educação básica começaram em 2003, quando o Inep deu apoio técnico e financeiro aos estados para a realização dos seus próprios sistemas de avaliação. Os dados da avaliação dos estados são comparáveis com os do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), fazendo com que as avaliações estaduais se comuniquem com a avaliação nacional. Cerca de 12 estados têm dado continuidade ao processo de avaliação educacional.

Em agosto deste ano, a Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul enviou às escolas os resultados do seu sistema de avaliação, que verificou, em 2003, o desempenho dos alunos em matemática e língua portuguesa. A avaliação abrangeu a 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e a 3ª série do ensino médio. No mês seguinte, foi a vez de a Secretaria de Educação do Acre divulgar seus resultados. O curso será realizado no Carlton Hotel – Setor Hoteleiro Sul, Quadra 5, Bloco G.

Confira a programação.

Repórter: Antônio Marcos da Costa

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