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Método canadense é adotado com sucesso no Brasil

09/12/2004 

O primeiro painel do Workshop Brasil-Canadá, que termina amanhã, dia 10, no centro de convenções do Edifício Corporate Center, em Brasília, tem como tema o desenvolvimento curricular. Representantes de instituições federais de educação tecnológica mostram como a metodologia de criação de currículos repassada por especialistas canadenses foi fundamental para desenvolver um programa de formação em transformação de alimentos capaz de atender às necessidades de empresas do Nordeste. Outro tema é a implementação de programa de treinamento em geomática (magnetismo terrestre), cujo domínio das tecnologias propiciará o aproveitamento das potencialidades da Amazônia.

Para atender à demanda por técnicos em transformação de alimentos, equipes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (Cefet-PE), da Escola Agrotécnica de Belo Jardim (EAF), também em Pernambuco, e canadenses do Instituto de Tecnologia Agroalimentar (ITA), campus de Saint-Hyacinthe, criaram um programa específico de formação. “Usamos o conhecimento básico do aluno e o aplicamos numa situação prática”, afirmou Fernando Cardoso, diretor do projeto Desenvolvimento das Competências em Transformação de Alimentos. “Estamos convencidos de que o aluno deve estar no controle de sua aprendizagem.”

A parceria deu resultados, como o treinamento e a capacitação de 14 professores brasileiros para oferecer o programa de transformação de alimentos; o treinamento de 14 professores na metodologia de elaboração de currículos e capacitação para transferência de conhecimentos aos professores do Cefet e da EAF e adoção, por professores brasileiros, do processo de análise da situação do trabalho.

Assistência – As instituições canadenses Gégep Linoilou e College Boreal prestaram assistência ao Cefet do Pará para a implantação de um programa de treinamento em geomática. Os parceiros brasileiros conheceram o método de desenvolvimento de currículos baseado em habilidades e o aplicaram no desenvolvimento do programa curricular.

Na abertura do workshop, ontem, dia 8, o representante da Embaixada do Canadá, Remy Beaulieu, falou da importância de se discutir os desafios de um projeto de cooperação que favorece a participação de parceiros nos mais variados setores de atividade levando em conta distintas visões sobre educação profissional, idiomas e culturas diferentes.

Repórter: Ana Júlia Silva de Souza

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