Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Universidades canadenses apóiam educação brasileira

13/12/2004 

A colaboração de universidades canadenses é importante para as escolas brasileiras passarem a investir no planejamento da relação escola-comunidade-setor produtivo. Essa é a avaliação feita por representantes dos Centros Federais de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, de São Paulo e do Colégio Morumbi. Eles também elogiaram, no encerramento do workshop Brasil-Canadá Lições Aprendidas e Perspectivas, na última sexta-feira, em Brasília, o apoio aos subprojetos desenvolvidos em comum nos setores de turismo e hospitalidade, desenvolvimento de currículo e gestão educacional.

O intercâmbio cultural e a troca de experiências educacionais marcaram o subprojeto Desenvolvimento do Turismo por meio da Educação Aplicada, entre o Cefet-RN e Niagara College (Welland, Ontário), Georgian College (Barrie, Ontário) e College Mérici (Cidade de Quebec, Quebec). O objetivo era aumentar a capacidade do Cefet-RN de dar cursos de educação e treinamento em turismo e hospitalidade. Os específicos eram desenvolvimento de currículos, criação de disciplinas; desenvolvimento de mídia e metodologia; uso de métodos de ensino; treinamento com oficinas.

Da parceria surgiram resultados. Constatou-se a necessidade de entender o relacionamento entre o setor do turismo e hospitalidade de Natal e o Cefet-RN e como isso pode influenciar os cursos. Decidiu-se introduzir três disciplinas no curso de turismo do Cefet-RN e realizar três oficinas para professores do Cefet com foco na ligação escola-empresariado e adotar novas metodologias de ensino e educação continuada.

O Colégio Morumbi Sul (SP) entende que o ensino técnico do Brasil passa por uma reforma. O estágio deve estar vinculado às competências adquiridas no período, além de ser a estratégia que visa integrar o estudante ao mercado. Os canadenses têm experiência na cultura de parceria e de relacionamento entre empresa e escola.

A troca de experiência entre canadenses do Colégio François-Xavier Garneau (Quebec) e brasileiros do Colégio Morumbi se deu no desenvolvimento do subprojeto Estágio – Relacionamento Escola-Empresa. Foi feito estudo sobre estágios em seis empresas privadas e em um órgão público de São Paulo. As considerações da pesquisa foram que não há comunicação entre empresa e escola; a escola prepara o aluno para o mercado e conhece pouco sobre as empresas; o estudante se sente perdido entre o que aprende em sala e a realidade do mercado. As empresas recebem com entusiasmo a parceria estabelecida com o Colégio Morumbi e defendem um acompanhamento em relação à aprendizagem na empresa.

Resultados – A partir do estudo, foram tomadas medidas para reverter essa realidade. E os resultados mostram que mais de 40 acordos de cooperação foram assinados entre o Colégio Morumbi e empresas. Em média, três alunos consultam diariamente o Centro de Apoio ao Estudante Estagiário para preparação de currículo e entrevistas. Mais de 200 estágios são oferecidos pelo mercado e acentuaram-se encontros entre os supervisores das empresas e os coordenadores do colégio. As equipes brasileiras e canadenses aprenderam que o triângulo entre a escola, a empresa e o estudante estabelece a estrutura de parcerias para melhor empregabilidade.

O Cefet-SP selecionou o Durham College/Universidade do Instituto de Tecnologia (Ontário) como parceiro para adotar diferentes maneiras de operar o Centro Federal de Educação Tecnológica. Contou, para isso, com os ensinamentos sobre planejamento estratégico transmitidos em oficinas pelos canadenses. Os subprojetos fazem parte do Projeto Conectando Escola com Escola, desenvolvido de 2000 a 2004 entre Brasil e Canadá.

Repórter: Ana Júlia Silva de Souza

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape