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Professoras do Escola Ativa ganham concurso de alfabetização

15/12/2004 

O trabalho com a metodologia do Escola Ativa, programa do Fundescola/FNDE/MEC, valeu a três professoras do município de Campo Formoso, no norte da Bahia, o segundo e o terceiro lugares no prêmio Caminhos e Encontros, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação baiana a docentes que apresentaram projetos inovadores de alfabetização. Em Campo Formoso, 17 escolas rurais adotam o Programa Escola Ativa, além de um projeto-piloto para creche, baseado na mesma metodologia, que está sendo implementado no município.

A professora Gilderlane Alves de Carvalho, que leciona para 28 alunos na Escola Ativa José Nunes Virgínio, do povoado de Olaria, na zona rural de Campo Formoso, tirou o segundo lugar pelo projeto Leitura e Diversão, com o qual conseguiu dinamizar os exercícios de leitura dos alunos. Eles contavam as histórias lidas para os colegas e também interagiam com os enredos dos livros. “A cada semana, um aluno era encarregado de contar a história que leu e falar do autor”, conta Gilderlane, que recebeu como prêmio uma TV com videocassete. “A partir daí, cada um recontava a história a sua maneira”, detalha.

Contos e poesias – Já as professoras Fabiana Alves Bonfim e Etelvina Vieira concorreram com um projeto comum, o Lendo e Aprendendo, pelo qual se classificaram em terceiro lugar no concurso. Fabiana ensina na Escola Ativa Jeremias Vieira, na localidade de Lagoa do Mato, onde tem 23 alunos em uma classe multisseriada, da pré-escola à 4ª série. Etelvina tem 27 alunos na Escola Ativa Ieda Carvalho, no povoado de Boi Morto, também com uma classe multisseriada da pré-escola à 4ª série. “O projeto é o mesmo, mas cada uma de nós o adaptou à realidade de sua turma”, conta Etelvina.

A meta das duas era melhorar a capacidade de leitura dos alunos. “Fizemos uma avaliação diagnóstica das turmas e dos agrupamentos possíveis e, a partir daí, começamos a explorar a leitura utilizando, a cada semana, uma função textual”, resume ela. Os textos eram poesias, letras de músicas, contos e até pequenas histórias, que os alunos interpretavam montando peças de teatro.

O projeto foi aplicado ao longo de 2004 e, no final do ano, o resultado constatado foi muito positivo. “O nível das turmas melhorou bastante”, afirma Fabiana, que recebeu, com Etelvina, um aparelho de som microsystem.

O Programa Escola Ativa visa ao desenvolvimento de metodologias para o trabalho em classes multisseriadas nas escolas rurais. Na Bahia, o programa está presente em 138 municípios e envolve 1.123 professores. (Assessoria de Comunicação Social do FNDE)

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