Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Conexões de Saberes integrará universidades e a comunidade

14/12/2004 

Integrar a comunidade acadêmica às comunidades populares do País, proporcionando a troca de experiências e conhecimentos. Este é o objetivo do projeto Conexões de Saberes, que o ministro da Educação, Tarso Genro, lança amanhã, 15, em Brasília.

O projeto, que num primeiro momento será implantado nas universidades federais do Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará, Fluminense e de Minas Gerais, vai oferecer aos jovens universitários de origem popular a possibilidade de desenvolver a capacidade de produzir conhecimentos científicos e de intervir em seu território de origem.

Coordenado por dois professores em cada universidade, o programa vai oferecer 25 bolsas em cada instituição parceira. Os bolsistas passarão por um processo de formação no campo da metodologia da pesquisa. Neste processo serão selecionadas as áreas populares de intervenção do grupo.

Diagnóstico – Uma das primeiras tarefas dos integrantes do projeto será a elaboração de um diagnóstico social das regiões selecionadas, que reunirá indicadores sociais locais, mapeamento das instituições existentes e suas práticas, as principais demandas no que diz respeito às políticas públicas e a identificação das famílias em situação de maior vulnerabilidade social.

O projeto Conexões de Saberes será coordenado localmente pelas pró-reitorias de extensão das universidades parceiras, sob a coordenação do MEC. Em 2005, o ministério pretende estender o programa para outras universidades federais.

O lançamento do projeto será às 11h30, na Sala de Atos do Ministério da Educação, em Brasília, e vai contar com a presença do secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques, além dos reitores e pró-reitores das universidades parceiras do projeto.

Repórter: Iara Bentes

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape