Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Videoconferência sobre educação ambiental mobiliza o País

14/12/2004 

Uma ação integrada do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) promoveu hoje, 14, uma videoconferência preparatória da 2ª  Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente e Diversidade, a ser realizada no mês de novembro de 2005. A primeira conferência foi realizada em novembro de 2003, envolveu 16 mil escolas e mobilizou 6 milhões de pessoas.

A videoconferência foi acompanhada em todos os 27 estados da Federação por representantes das Comissões Organizadoras Estaduais da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (COE); dos Conselhos Jovens (CJ); das Comissões Interinstitucionais Estaduais de Educação Ambiental (CIEA) e pelos Formadores I do Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, além de representantes das assembléias legislativas de todos os estados.

O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), Ricardo Henriques, disse que a videoconferência inaugura os trabalhos de construção da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente e Diversidade de 2005. “Queremos, desde já, envolver nesse processo as secretarias estaduais de educação e meio ambiente; as escolas; os professores e os alunos de toda a rede oficial de ensino. As conversações, agora, iniciadas deverão constar da agenda escolar de 2005 e ocorrer durante todo o ano, culminando na realização do evento em novembro de 2005, com o sucesso assegurado pela  participação de todos”.

Interação – Retransmitida, a partir de Brasília, para todo o País, por meio do Programa Interlegis, do Senado Federal, a videoconferência possibilitou a interatividade com os participantes em todos os estados. Segundo a coordenadora-geral de Educação Ambiental do MEC, Rachel Trajber, “o objetivo é a realização de uma ampla consulta nacional a todos os atores envolvidos para a construção participativa da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil de 2005. Nossa grande expectativa é o envolvimento das secretarias estaduais e municipais de meio ambiente e de educação, assim como das comunidades escolares, no processo contínuo de elaboração e realização da conferência de 2005”.

O representante do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Ivo, disse que “a ministra Marina Silva é uma entusiasta da inserção das temáticas ambientais nos projetos pedagógicos e currículos escolares e do envolvimento das comunidades escolares com as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) em escolas da rede brasileira de educação”. Para a ministra, a II Conferência já é parte da experiência da I Conferência e caracteriza a escola como o espaço de convivência social, do debate e do fomento à participação comunitária. “Vamos à luta para construir um Brasil sustentável. Um dos principais pilares para essa sustentabilidade é a educação”, concluiu Pedro Ivo.

O órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) é composto pela integração institucional dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente. A Coordenação-Geral de Educação Ambiental do MEC, que faz parte da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), representa o ministério nas ações do órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental em todo o País.

Repórter: José Leitão

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape