Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Programa da Capes com Portugal divulga escolhidos

15/12/2004 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgou a relação dos projetos selecionados para participar do programa que mantém em parceria com o Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior (Grices) do Ministério de Ciência e Tecnologia de Portugal. A comissão mista Capes/Grices selecionou 28 projetos conjuntos de pesquisas dentre os 53 analisados durante reunião realizada em Lisboa, no fim de novembro.

Foram contempladas as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Ceará (UFC), de Santa Catarina (UFSC), da Paraíba (UFPB), de São Carlos (UFSCar), de Pernambuco (UFPE) e de Minas Gerais (UFMG); as universidades de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); a Faculdade do Espírito Santo (Unes) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

As que tiveram o maior número de aprovações foram a UFRJ, a USP e a UFRGS, com quatro projetos selecionados cada uma. A Unicamp teve três projetos escolhidos. Dentre as áreas, destacou-se a de engenharia, com nove projetos selecionados e 30 inscritos.

O programa Capes/Grices foi firmado em 1986, com o objetivo de apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica das instituições de ensino superior do Brasil e de Portugal que promovem pós-graduação (doutorado-sanduíche e pós-doutorado) e aperfeiçoamento de professores e pesquisadores.

A assinatura de novo acordo está prevista para o início de 2005, quando serão feitas modificações no texto atual. Já está à disposição a lista dos projetos aprovados.

Repórter: Fátima Schenini

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape