Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Cefet-PR sedia debate sobre formação em nível médio

20/12/2004 

O Projeto Hemisférico de Educação Secundária foi o tema de debates de representantes de países latino-americanos, na semana passada, no Cefet-PR, em Curitiba. Com o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA), o projeto, iniciado em agosto deste ano, reúne 28 países pela inserção do técnico de nível médio no mercado de trabalho em três sub-regiões: América Central, Caricom (países da região do Caribe) e Mercosul.

Na reunião, que faz parte da etapa de planejamento, foi traçado um plano de ação para 2005. Com duração prevista de quatro anos, o projeto tem o propósito de discutir e definir referenciais para a educação técnica de nível médio. “A intenção é estabelecer metodologias para os países envolvidos. Eles devem aplicá-las de acordo com suas necessidades e potencialidades”, disse Francisco Luiz Danna, coordenador-geral de políticas de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação e coordenador nacional do projeto.

Entre os fatores a serem discutidos, destacam-se o projeto pedagógico dos cursos técnicos; a avaliação da formação dos professores; a melhoria da gestão escolar e a certificação profissional. Segundo Danna, é importante, por exemplo, estabelecer diretrizes para que o projeto pedagógico dos cursos leve em conta o perfil desejado do profissional a ser formado.

“A formação do profissional deve ser integral, não voltada somente para o aspecto técnico. Queremos profissionais que sejam agentes da transformação social e com uma formação que também considere fatores culturais, humanísticos e o desenvolvimento do espírito crítico”, afirmou Danna.

O projeto deve ser colocado em prática, em 2007, em 56 escolas, ainda não selecionadas. Serão duas de cada país. A próxima reunião está prevista para março do próximo ano, quando começarão a ser discutidas as estruturas pedagógicas dos cursos técnicos. (Assessoria de Imprensa do Cefet-PR)

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape