Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Cefet-SC reduz consumo de água e energia elétrica

23/12/2004 

Um projeto que utiliza energia solar está permitindo ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC) economizar água e energia elétrica. Trata-se do Programa de Utilização de Fontes Alternativas de Energia, de autoria do professor Paulo Roberto Weigmann. Com a sua adoção, o Cefet gasta 20% menos água e 30% menos eletricidade do que sua média histórica de consumo.

A experiência atua em três frentes: iluminação pública, aquecimento e bombeamento de água. Para as três atividades é utilizada energia solar em substituição à elétrica. Tudo é monitorado por meio de dois laboratórios: um fixo, no Cefet, e outro móvel, que servirá para fazer demonstrações do sistema fora da escola.

Os laboratórios também são utilizados nas aulas. A idéia é fazer com que todos os professores que ministram disciplinas ligadas à conservação de energia, eficiência energética e desenvolvimento sustentável utilizem a experiência em suas aulas.

O programa foi idealizado em 2001, por ocasião do apagão que assolou o País naquele ano. Na época, foi vencedor de um concurso nacional promovido pela Fundação Vitae (organização não-governamental que patrocina projetos de tecnologia aplicados à educação). O projeto propunha várias medidas de redução do consumo de energia. Ao fim de 17 meses, o conjunto de ações permitiu ao Cefet economizar R$ 80 mil.

Medidas – Os 12 postos que iluminam a praça e os pátios do Cefet tiveram lâmpadas comuns trocadas por outras, de 50 watts, abastecidas por energia solar. Os postos podem funcionar até 28 horas sem ser expostos ao sol. Na prática, funcionam todos os dias das 18h às 22h, o que garante sete dias de autonomia. Outra fonte de economia é o aquecimento de água. O ginásio do Cefet é o único do País com água aquecida por energia solar. Foram instaladas 30 placas coletoras de raios solares, que aquecem um reservatório para três mil litros d’água/dia, o equivalente a 50 banhos diários. Essa mesma energia faz o bombeamento de água de dois poços artesianos.

O controle e monitoramento são feitos em laboratório instalado no Cefet. Para mostrar como funciona o sistema de forma itinerante, a escola montou um laboratório móvel, o Labmóvel. O carro é equipado com televisão, videocassete, geladeira, iluminação e computadores movidos a energia solar. A engenhoca foi idealizada para estimular o uso de fontes alternativas de energia, combater o desperdício e divulgar o programa em outras escolas. (Assessoria de Comunicação do Cefet-SC)

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape