Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Tomam posse os reitores da UFVSF, UFRG e UFPE

03/01/2005 

O ministro da Educação, Tarso Genro, empossou hoje, 3, em Brasília, os novos reitores das universidades federais do Vale do São Francisco, em Petrolina, Pernambuco, e de Rio Grande e Pelotas, ambas no Rio Grande do Sul. Na UFVSF assumiu o reitor José Weber Macedo; na UFRG, João Carlos Brahm Cousin; e na UFPE, Antonio César Gonçalves Borges. Aos três novos reitores, o ministro lembrou que 2005 começa com a recuperação de 75% das perdas de custeio das instituições federais de ensino dos últimos dez anos. “É um grande salto”, disse.

No caso da UFVSF, a mais nova instituição federal de ensino superior brasileira, Tarso Genro destacou que ela inicia seu trabalho como um elemento integrante e propulsor do desenvolvimento regional, um dos principais pontos previstos na reforma da educação superior que está em discussão no País. Para o reitor José Weber Macedo, a instalação da UFVSF concretiza um sonho do povo que vive na caatinga e no agreste “até então esquecidos pelo Brasil”. A instituição também foi criada com um novo modelo: aboliu os departamentos e criou uma estrutura onde as decisões são tomadas pelos colegiados acadêmicos, pelo conselho universitário, pelos pró-reitores e pelo reitor. É também a primeira universidade pública federal a oferecer curso de arqueologia.

Aos reitores da UFRG e UFPE o ministro da Educação também recomendou que invistam no desenvolvimento regional. “A metade sul do estado é uma região em crise”, que precisa muito da motivação das universidades públicas para fazer as transformações necessárias, disse. Ao falar em crise, Tarso Genro lembrou a decadência da pecuária extensiva e a devastação que sofreram a pequena e a média empresa nessa região do Rio Grande do Sul nas últimas décadas.

UFVSF – Criada pela Lei nº 10.473, de 26 de junho de 2002, a UFVSF terá sua sede em Petrolina (PE) e um campus em Juazeiro (BA). A missão principal é integrar a região e desenvolver os potenciais econômico, social e cultural. A implantação da universidade ocorreu em setembro de 2004 com a oferta de 530 vagas no primeiro vestibular, para o qual concorreram 12 mil alunos. Em Petrolina, a UFVSF está funcionando, provisoriamente, nas instalações do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) onde oferece os cursos de medicina, enfermagem, zootecnia, administração e psicologia; em Juazeiro, os cursos são da área de engenharia: civil, elétrica, mecânica, de produção e agrícola ambiental. Os alunos têm aula em uma escola comunitária cedida pela prefeitura. Os cursos de arqueologia e preservação patrimonial são oferecidos nas instalações da Fundação do Homem Americano (Fundham), no município de São Raimundo Nonato, no Piauí.

UFRG – Com 35 anos de atividade como universidade, a UFRG teve origem, em 1954, com a criação da Faculdade de Engenharia. Hoje, possui 28 cursos de graduação, sete de mestrado e três de doutorado, nos quais estudam 6.500 alunos. São excelências da instituição os ramos da oceanografia e meio ambiente onde se situam os cursos de doutorado em oceanografia biológica, física, química e geológica.

UFPE – A Universidade Federal de Pelotas possui 23 cursos de graduação e 15 de pós-graduação onde estudam cerca de dez mil alunos. Tem 35 anos e suas áreas de excelência são as ciências agrárias e de saúde.

Os reitores – João Carlos Cousin, reitor da UFRG, é doutor em oceanografia biológica pela Université de Bretagne Occidentale, França, desde 1986, e professor titular da UFRG desde 1979. É membro do grupo de trabalho sobre o ensino de oceanografia no Brasil e atua nas áreas de morfologia, histologia, histopatologia, histoquímica e piscicultura.

José Weber Macedo, reitor da UFVSF, é doutor em administração social pela University of Wales College of Cardiff, UWCC, Grã-Bretanha. Foi reitor da Universidade Federal do Espírito Santo entre 1996 e 2004 e desde 2002 responde pela coordenação do grupo nomeado pelo Ministério da Educação para implantar a UFVSF. A universidade tem sede em Petrolina (PE) e campus em Juazeiro (BA).

Antonio César Gonçalves Borges, reitor da UFPE, é mestre em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul e especialista em neurologia e neurocirurgia. Foi diretor e vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFPE na década de 80, professor convidado das universidades de Berlim e de Londres e reitor da UFPE entre 1993 e 1997.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape